sexta-feira, 29 de julho de 2011

A roupa certa para ir a uma entrevista de emprego

Atualmente, o mercado de trabalho está altamente competitivo. Até ai, não é nenhuma novidade. Mas o que você diria se soubesse, com toda a certeza, que as roupas que você usa no dia da entrevista são um divisor de águas, tão importantes quanto seu currículo e suas experiências?
É por isso que no dia da entrevista devemos pesar bem o que vamos vestir, o que falaremos para o entrevistador e o mais importante: qual a idéia que queremos passar para ele. É claro que não adianta vender uma idéia irreal, pois durante o período de experiência a avaliação continua e ele vai perceber que foi (ou não) enganado.
Abaixo vão algumas dicas importantes:
Se a sua entrevista é de manhã, na noite anterior já separe sua roupa. Isso evita atrasos e o drama ‘eu não tenho nenhuma roupa pra vestir’.
Evite decotes, fendas e recortes provocantes e que deixam o corpo à mostra. Você quer mostrar seu profissionalismo e suas experiências.
Evite perfumes fortes, prefira os cítricos e frescos. Eles combinam com o dia-a-dia e não são sexys. Os perfumes fortes use à noite numa balada à procura de alguém especial (se preferir, claro)
Se você for de áreas formais de trabalho, como Direito; Administração, entre outras áreas tradicionais, invista nos terninhos. Pretos, risca de giz, são atuais, clássicos e elegantes.
Caso o ambiente que você vai ser entrevistada não é tão formal continue com seus terninhos e invista também em calças sociais + camisas bem cortadas e femininas; paletós.
Se a entrevista for de manhã, nada de maquiagem. Caso seja uma viciada em makes como eu faça uma pele boa com primer, base e pó compactos de acordo com sua tonalidade e passe um blush para dar uma coradinha. Batom matte cor de boca ou gloss e para arrematar um rímel.
Nada de penduricalhos, pulseiras barulhentas, colares gigantes e similares. Use acessórios discretos. Um brinco pequeno, um colar com pingente pequeno e um anelzinho estão ótimos!
Escolha uma bolsa bonita e em bom estado, e sapatos em igual condição. Tem mulheres que vejo nas ruas andando com suas bolsas sintéticas descascando e/ou sapatos idem e isso recomenda muito mal para a pessoa.
Shorts e bermudas nem pra ver. É entrevista de emprego, não desfile de miss em trajes de banho.
Sandálias trançadas não ficam bem nem em entrevistas e muito menos na rotinha de trabalho. Elas são sexy e não fazem parte deste universo.
Saias somente se forem na altura do joelho ou um pouco abaixo do mesmo. De preferência à tecidos que não marquem o corpo. (ideal e seguro mesmo é calça!)
Se você for da área das Humanas e mexer especialmente com criação, mais cuidado ainda! Nós, criadores em geral (estilistas, designers, artistas plásticos, entre outros), tendemos a achar que podemos usar todas as roupas e qualquer cor do mundo, afinal somos artistas. Não é bem por ai. Foquem em peças que demonstrem que estão antenados com a moda e o tempo no qual vivemos, porém lembrem-se do famigerado entrevistador. Escolha uma peça do look (sapato ou bolsa) para ter uma cor diferente ou um material que chame a atenção e arrase nele!
E agora a dica final: autoconfiança! Tenha a certeza de que fez todo o possível para conseguir chegar até onde chegou e pense sempre que essa vaga é sua. Garanto que não vai ter pra ninguém, além de você.
Vanessa Akemi
Fashion Designer- Consultora de moda e estilo

Nenhum comentário: