terça-feira, 14 de junho de 2011

Cuidados essenciais no inverno

Para se manter linda, é preciso muito cuidado com a beleza, principalmente no inverno. Veja algumas dicas do Prof. Maurício Pupo, Diretor da Ipupo Consultoria em Desenvolvimento Cosmético e Coordenador da Pós-Graduação e MBA em Cosmetologia do Ipupo em parceria com a Unicastelo. Editor Chefe da CI Cosmetic Ingredients Magazine
Cabelos: Como eles ficam mais expostos à baixa umidade, vento, chuveiro quente e secadores, há um ressecamento dos fios, com o surgimento de pontas duplas e aspecto desvitalizado. Neste caso, a atenção deve ser redobrada, com a utilização de xampus mais hidratantes que contenham manteigas como Karité ou hidratantes, como Alantoína e proteínas da seda. O secador de cabelos no frio é maléfico para a saúde dos cabelos e do couro cabeludo.
Testa: a testa é geralmente mais oleosa e a pele é bem mais espessa. Por isso, nesta área do corpo, não é necessária muita hidratação. Os géis à base de silícios vão muito bem, pois além de fazer a função de hidratar, ainda previnem as rugas de expressão.
Olhos: A região dos olhos é normalmente mais seca e precisa de uma dose extra de hidratação, isso sem falar que é uma região mais susceptível a rugas. Os produtos para a área dos olhos devem conter elementos estruturantes, como os silícios orgânicos, e doses extras de manteiga de karité, além de antioxidantes como a vitamina E.
Lábios: os lábios sofrem muito com o frio. Por esta razão, eles precisam de muitos agentes protetores e antioxidantes como as vitaminas C e E, vitaminas energizantes como o pantenol (vitamina B5), além de manteiga de karité e de manga, que formam uma camada protetora contra o frio sobre a delicada pele dos lábios.
Mãos: As mãos ficam mais expostas ao vento, água fria ou quente e, como a sua capacidade de produzir oleosidade natural é menor, pois possui menor quantidade de glândulas sebáceas, a atenção deve ser maior para evitar ressecamentos e até mesmo fissuras. Portanto, proteja-as com luvas ao mexer com produtos de limpeza ou substâncias irritantes. Procure durante o dia utilizar fórmulas que contenham silicone e óleos (macadâmia, uva e rosa mosqueta), que formam uma película sobre a mão, independentemente da quantidade da perda de água. À noite procure fórmulas que contenham fosfolipídios da soja e do girassol, manteiga de karite para recompor a função de barreira da pele e Uréia, Ácido lático e lactato de amônio que têm alto poder de hidratação. Proteja-as com filtro solar, ao dirigir principalmente.
Colo e Corpo: O banho demorado nos dias mais frios pode causar dermatites severas. A solução é tomar banhos rápidos, reduzir o uso de sabonete, ou seja, utilizá-lo somente nos locais onde realmente são necessários. E depois de sair do banho, deve-se caprichar no creme hidratante ou num bom óleo de banho feito com óleo de árgano, o óleo mais rico em ômega-9 da natureza.
Pés: Com relação aos pés, que nessa época ficam “presos” dentro dos calçados, procure realizar esfoliação semanal, sem utilizar lixas ou pedras. Hidrate toda noite com uréia, ácido lático e também ácido salicílico, que tem o poder de afinar a pele, reduzindo calosidades, espessamentos e impedindo a formação das temidas rachaduras.
Estrias: Esta época do ano é ideal para tratamento de estrias com a utilização de ácido retinóico em casa e na forma de peelings no consultório.
Alimentação: No inverno, deve-se triplicar o consumo de óleo extravirgem de oliva. Além de um fantástico antioxidante e protetor da saúde e do coração, ele irá fornecer as matérias-primas necessárias para o corpo produzir sua própria camada natural de hidratação, inclusive as ceramidas que protegem a pele contra a perda de água. Consumir 18 gramas por dia de cacau puríssimo proporciona hidratação à pele, isto equivale a cerca de 20g de chocolate com 70% de cacau. É importante lembrar também que a hidratação da pele depende, em primeiro lugar, da ingestão de, no mínimo, dois litros de água por dia, mesmo durante o inverno.

Nenhum comentário: