quarta-feira, 13 de julho de 2011

Cabelos: a primeira impressão é a mais importante

Fotos Nina Franco


Dicas de como manter os seus fios saudáveis.
O cabelo é um passaporte para qualquer momento de uma mulher. Pode ser um dia importante, uma conversa entre amigas, o primeiro encontro, uma entrevista de trabalho, uma corrida no parque... Seja para o que for, o cabelo necessita de cuidados especiais.
Quando ele está crescendo,e o que todas querem é que ele cresça mais rápido, pensamos que apenas uma massagem no couro basta. De acordo com a dermatologista Kátia Lutfi “primeiro deve ser investigado uma possível alteração nutricional que prejudique o crescimento e a qualidade do fio”.
O mais importante é ter uma vida saudável e uma dieta equilibrada, “nós somos o que comemos e a base dos fios é feita com proteína, vitaminas e minerais, além da água, que são fundamentais para o crescimento saudável do cabelo, então, deve-se procurar ingerir os alimentos certos”, explica a dermatologista.
As melhores fontes de proteínas são o peixe, carne, ovos, lacticínios, cereais e frutos secos. Já as vitaminas podem ser encontradas nas frutas e vegetais. Quanto aos minerais, eles existem nos grãos integrais, legumes verde-escuros (espinafre, agrião e brócolis).
O fator mais prejudicial para os cabelos é o sol, principalmente durante o verão quando está mais forte, podendo desestruturar as proteínas do fio e deixá-lo mais frágil. Associados a agressões externas como água do mar, piscina, químicas e secadores deixam as madeixas ainda mais frágeis. Para diminuir esses efeitos, Kátia explica que “é preciso lavar com xampus e condicionadores adequados e de qualidade, aplicar máscaras de hidratação de uma a duas vezes por semana e usar leave-ins diariamente”.
Atenção com os secadores, pois ajudam a ressecar o fio por desidratação, e devem ser usados o mínimo possível e se tiver que fazê-lo, o ideal é manter uma distância mínima de 10 cm dos fios em temperatura morna. “E se precisar usá-lo com frequência invista nos hidratantes capilares ou em produtos termo ativados, que diminuem o dano”, conclui a dermatologista.

Nenhum comentário: