sexta-feira, 20 de maio de 2011

Aniversário da calça jeans





Hoje, 20 de maio é comemorado o aniversário da calça jeans . Faz exatamente 138 anos que a peça preferida de todas as gerações foi patenteada .
Tudo começou há cerca de um século quando o empresário Levi Strauss e o alfaiate Jacob Davis decidiram criar uma roupa resistente para os trabalhadores das minas de ouro americanas a partir da lona que era usada na cobertura de barracas.
Strauss confeccionou duas ou três peças reforçadas com o tecido e disponibilizou-as aos mineradores. Jacobs sugeriu que as costuras das calças fossem reforçadas com rebites. O sucesso foi total e no dia 20 de maio de 1873 foi concedido a patente da eterna calça jeans, uma das mais famosas peças do vestuário do mundo.
Em 1890 a Levi´s lançou o modelo 501, vendido até hoje e no ano de 1940 as calças de brim e índigo blues passaram a ser chamadas de jeans.
Pode ser boca de sino, baggy , capri, boy fried, saruel, cintura alta ou baixa, surrado e de todos os tons o jeans sempre estará presente no armário de todas as classes sociais e provavelmente estará se reinventando para sobreviver por mais um século de vida.

Foto divulgação: Canatiba Jeanswear

Nenhum comentário: